Nosso Blog

Terremoto no Japão

Infelizmente, no primeiro dia de 2024 o mundo foi alarmado por um grande terremoto no
Japão. O país conta com um grande número desses fenômenos por ano, no qual faz estar
sempre preparado para lidar com este tipo de desastre.

Neste 1º de Janeiro, a província de Ishikawa sofreu um tremor de nível 7.5 na escala Richter e ainda conta com muitos estragos até a data de publicação deste post.

Ouvimos principalmente de pessoas que estão indo morar pela primeira vez ao Japão, que há uma certa preocupação com os terremotos que acontecem. Preocupações como não saber quais atitudes tomar durante e depois do terremoto, medo da experiência e em geral um grande desconhecimento. Mesmo assim o Japão lida com terremotos há centenas de anos e todos são educados desde muito cedo em como lidar com estes eventos.

Wajima, Ishikawa, região afetada pelo terremoto em 2024

Terremoto – Protocolo e segurança

Desde muito cedo as crianças são educadas (antes até da primeira série do ensino fundamental) em como lidar com terremotos: saber reconhecer os sinais e anúncios se locomovendo rapidamente para buscar abrigo.

As cidades contam com postes de som em parques e escolas que em pleno volume avisam (Jishin, Jishin – 地震!) e especialmente depois do Terremoto de Tohoku em 2011, a maioria das cidades contam com sinalização e áreas específicas de evacuação.

Redes de TV (não apenas a NHK, mas emissoras privadas também) contam com mensagens e coberturas ao vivo pedindo o evacuamento das pessoas em caso de eventos e desastres. Outro vocabulário útil muito citado é 避難!Hinan!(Evacue!) e 逃げて!Niguete! (Fuja!)

Como é sentir um terremoto?

Explicar realmente qual é a sensação de um terremoto é algo difícil. Embora muitas cidades tenham “simuladores” de terremotos para mostrar às crianças o impacto de um sismo, é amedrontadora a ideia da terra tremer de verdade.

No caso de um terremoto real existem algumas ações imediatas de segurança a serem tomadas assim que você perceber o início de uma vibração no chão, procure abrigo debaixo de algum lugar seguro (uma mesa serve de bom tamanho), observe as pessoas a sua volta e olhe para o alto para entender se há algum perigo eminente de colapso ou queda de materiais (se estiver fora de casa)

Uma maneira simples de entender a gravidade ou intensidade do terremoto também serve de ajuda: dentro de um ambiente caseiro ou até de trabalho, um terremoto pequeno ou médio irá tremer os objetos de lado.

Mas um terremoto de grande intensidade fará os objetos pularem ou se mexerem de maneira muito abrupta (dizem que terremoto de “lado” não causa muitos problemas). De qualquer maneira, não tente, sob hipótese alguma, se mexer durante um terremoto.

Estando em casa, se atente para eletrodomésticos e mobília grande e potencialmente perigosa. Muitas casas ainda usam gás encanado, então assim que os tremores pararem, desligue todos eles (fogões, fornos, aquecedores e etc) e limpe o caminho para a sua saída.

E se eu estiver no trabalho e sentir um terremoto?

Siga 100% todas as instruções dadas no caso de um terremoto.

Um terremoto é um evento que não é completamente previsível, com data, horário e local, portanto cada pessoa pode estar em uma situação diversa, inclusive trabalhando.

O Japão conta com uma legislação de segurança de trabalho rígida em relação a terremotos, inclusive diversas empresas de semicondutores de Ishikawa interromperam suas produções por razões de segurança.

Sempre siga as instruções do seu empregador e empreiteira. Muitas fábricas já contam com aplicativos e serviços de mensagens instantâneas para monitorar a segurança e integridade física dos colaboradores no caso de um terremoto.

Ainda sim, os celulares do Japão tem aplicativos padrões tanto para notícias ou notificações oficiais, enviadas obrigatoriamente para todos os usuários estarem cientes e procurarem ajuda se necessário.

Após o Terremoto – O que fazer

Kit de diversos produtos de segurança, comum e prático para famílias no Japão

Tão importante como saber como lidar com o terremoto é se preparar para o que vem após o terremoto. Ainda estamos acompanhando as consequências do terremoto de Ishikawa, desde os deslizamentos de terra, interrupção de energia e água encanada, além de incêndios e outros terremotos em menor escala.

É comum que qualquer anúncio de terremoto venha acompanhado de um monitoramento constante de tsunami, este mais difícil de controlar e mensurar. Então, uma onda de apenas 0,5 metros ou 1 metro pode ter grandes consequências, como impossibilitar carros de locomover-se ou ainda pessoas andarem com segurança nas ruas.

No Japão a maioria das casas tem “produtos para desastres”, como alguns litros de água potável, aquecedores portáteis, comida desidratada e até banheiros portáteis, cobertores de isolamento térmico e carregadores de bateria portáteis.

Especialmente nesta temporada de janeiro, onde no Japão é inverno, estes produtos são necessários para manter a segurança das famílias após o terremoto ocorrer. Ainda assim, a maioria das pessoas costuma ser solidária e colaborar até em outras províncias.

Terremoto – Quantas vezes ao ano irei sentir ?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder: O Japão está sob constante vigilância para o próximo terremoto. Fato é que algumas pessoas sentem uma vez ao ano ou em alguns casos não sentem os terremotos vivendo no Japão. Igualmente, quem deseja trabalhar no Japão pela primeira vez deve se informar ao máximo para minimizar os efeitos destes eventos.

De qualquer maneira, este não deve ser um fator que impeça qualquer família de trabalhar e construir um futuro formidável no Japão. Sempre procure ao máximo conhecer bem sobre a região e empresa que irá trabalhar, confiando em empresas sérias e comprometidas com o bem-estar do trabalhador.

A Mirai conta com muita experiência e qualificação na oferta de posições de trabalho no Japão.
Sempre buscaremos dividir o máximo de informações sobre a vida no outro lado do mundo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Descubra as melhores oportunidades com a Mirai

Fale conosco

Endereço

Av. da Liberdade, 21 - Conjunto 600

São Paulo-SP | Brasil | 01503-000

Email

adm1@miraicompany.com.br

Telefone

Escritório: +55 (11) 3208 7396

Administrativo: +55 (11) 9 3953 5121 RH: +55 (11) 9574 1712

Siga-nos

Best Travel Theme

Elementor Demos

With Love Travel WordPress Theme you will have everything you need to create a memorable online presence. Start create your dream travel site today.

Abrir bate-papo
💬Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?