Trabalhar no Japão pode parecer um plano muito difícil de realizar, mas após os momentos críticos da pandemia terem terminado, os países, governos, economias e famílias estão voltando seus esforços para recuperar o tempo perdido. Para as famílias nikkeis do Brasil, o trabalho no Japão continua sendo um excelente destino.
A realidade continua sendo ainda de muito trabalho (horas extras e diversas funções) mas com qualidade de vida. Mesmo depois de muitos anos das primeiras gerações chegarem no Japão, ainda existe muita demanda de mão de obra e uma segurança que simplesmente não existe no Brasil.
Famílias de segunda e terceira geração podem aplicar para vistos de trabalho no Japão que é mais acolhedor que no passado. Seja através da comunidade de brasileiros que mantém costumes locais como a comida e cultura ou mesmo através do português, o cenário hoje é diferente do passado, com muito mais tecnologia disponível e apesar de tudo, uma moeda forte como o iene, se comparada com o Real.
Tenho interesse mas acho muito longe e arriscado
A nossa experiência pré e durante pandemia nos mostrou que a primeira coisa a se fazer caso tenha interesse em ir para o Japão a trabalho é verificar todas as informações a respeito dos documentos familiares.
Normalmente as famílias que embarcam para o Japão trabalham em três grandes setores: indústria automotiva/eletrônica, alimentação e construção civil. Mas isso não é regra e cada vez mais brasileiros estão descobrindo outras possibilidades através de uma habilidade extremamente útil: o domínio da língua japonesa.
Precisa saber japonês para trabalhar no Japão?
A resposta dura e objetiva é não. Muitas empresas não exigem o japonês, mas aprendemos que as pessoas que se dedicam em aprender o idioma e cultura tem uma taxa de sucesso muito superior as outras.
Então vou trabalhar em Tokyo, Kyoto ou Osaka né?
Outro fator que é muito importante compreender ao se interessar pelo Japão como destino profissional é que, como qualquer outro país, por menor que seja, tem regiões e cidades diferentes. Existem sim vagas de trabalho na província de Tokyo, Kyoto ou Osaka, mas é muito importante saber como é a região da vaga interessada e compreender qual a rotina fora do trabalho também.
O Japão é um país muito prático e que oferece diversas comodidades e conveniências, mesmo assim, detalhes como proximidades de supermercados, shoppings, escolas, estações de trem e etc. são muito importantes na hora de decidir aonde ir trabalhar.
Provavelmente agora você deve estar se perguntando: o que mais eu devo saber para ir trabalhar no Japão? Como deve ser um dia normal de trabalho?
Continue acompanhando a Mirai Company por aqui, siga a gente nas redes sociais e confira os próximos posts para entender melhor como você pode criar um novo futuro no Japão!